Resumo: Artigo 36134
Evolução Histórica do Sistema de C&T na Bahia dos anos 50 á atualidade(1,3,12,20,69,85)
Amilcar Baiardi, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, BrazilJanúzia Mendes, Universidade Federal da Bahia; Universidade Estadual de Feira de Santana, Brazil.
Apresentação: Friday, May 30, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 213 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 6 - Chair: Bernardo Oliveira
Abstract.
A partir dos anos 50 do século XX, os estudos sociais e históricos sobre ciência e tecnologia no Brasil, passam a adotar um novo approach dando-se uma ruptura com antigas formas de enxergar a evolução da constituição dos sistemas de C&T no país. O novo foco tem como suposto averiguar e avaliar todos os condicionantes que contribuíram para a gênese e evolução dos sistemas de C&T, indo além da narrativa relacionada com o surgimento das instituições e das comunidades científicas. Essa preocupação é validada por novas visões que vêem a ciência e a tecnologia como mais uma manifestação da cultura de uma sociedade assumindo um papel cada vez mais significativo no reordenamento da economia mundial e abrindo novas fronteiras no conhecimento dos fenômenos da vida e do meio ambiente. A principal contribuição de uma análise social e histórica da ciência é o avanço em termos epistemológicos da historiografia científica e o cultivo de valores afirmativos em relação à C&T e as repercussões dos mesmos sobre a política de ciência e tecnologia. Uma nova forma de ver a história da ciência e dentro dela a história dos sistemas de C&T contribui para legitimar deste binômio para a economia e sociedade nacionais, em termos de promoção da elevação do padrão de vida da população e de aquisição de diferenciais de competitividade sistêmica. A dimensão de estudos nacionais e regionais se justificam porque embora a ciência e a tecnologia estejam se tornando cada vez mais internacionais, os requisitos para participar de seus benefícios continuam sendo de ordem local e nacional e dependem de ações deliberadas por parte dos governos. A relevância em aprofundar a investigação da formação do sistema de C&T no Estado da Bahia se justifica a partir da percepção de que o ambiente institucional desempenha um importante papel na determinação das capacidades de aprendizado e inovação de países e regiões. A formulação de políticas de ciência, tecnologia e inovação pressupõe, contudo, o conhecimento da realidade local para que se possam definir os instrumentos de intervenção e apoio mais adequados para cada circunstância. Além disso, a aferição dos impactos das ações adotadas requer que se determine de que forma evoluiu o Estado da Bahia com relação à evolução do seu sistema de C&T. Os anos 50 são um marco na organização do sistema de C&T no Brasil, através da criação do Conselho Nacional de Pesquisas CNPq com foco em promover pesquisa científica e formar recursos humanos. Contudo, é somente depois de 1967 que o país estabelece, pela primeira vez, uma política científica e tecnológica. Em 1975, é implantado efetivamente o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT, criado em 1971 pelo Governo Federal no âmbito do I Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) para o período de 1972-1974. A partir da criação do SNCT, todas as entidades usuárias de recursos governamentais ligadas à pesquisa científica e à tecnológica estariam integradas e subordinadas à coordenação do CNPq. O Governo Federal passa a apoiar, equipar e promover as instituições de pesquisa e universidades, assim como a de formar recursos humanos para o sistema de ciência e tecnologia através da promoção de auxílio e bolsas. Desta forma, concentram-se na União todas as decisões e definições de necessidades e prioridades de C&T do país. Diante desse cenário, são formados os sistemas estaduais de C&T pela maioria dos estados - os quais vigoram até os dias atuais - cabendo ao Ministério de Ciência e Tecnologia MCT, criado em 1988, a diagnosticar as deficiências dos mesmos e a agir por meio de suas agências visando provê-los com recursos humanos e financeiros. O presente artigo se estrutura em torno de um problema que busca investigar a história da institucionalização da ciência, analisando a trajetória de surgimento, evolução e consolidação do sistema de C&T no estado da Bahia.